Atualmente exerce suas atividades com crianças em idade escolar, ou seja, de 6 a 12 anos de idade, tendo como alvo o desenvolvimento de habilidades em diversas áreas do desenvolvimento infantil, como habilidades sociais, aquisição de repertórios importantes para aprendizagem acadêmica e a redução de comportamento inadequado. Tendo como base de atuação a avaliação direta da criança e entrevista com os pais, ou seja, levando em consideração a demanda da criança e a expectativas da família. Para isso, integra saberes da neuropsicologia e da análise do comportamento, ou seja, sua atuação envolve 03 aspectos: Treino de habilidades de diversas áreas do desenvolvimento e aprendizagem, estratégias compensatórias e manejo do ambiente. Todos esses aspectos envolvem a participação, treino ou orientação a família.

O papel do profissional de Educação Física junto a Amor 21 é de estimular por meio da psicomotricidade as bases psicomotoras, que são: o equilíbrio estático e dinâmico, tonicidade, lateralidade, coordenação motora grossa e fina, organização temporal, imagem corporal, esquema corporal e a organização espacial. Por meio de uma avaliação é possível identificar quais áreas que precisam ser mais desenvolvidas, para que nas atividades que são elaboradas as crianças sejam estimuladas não só de uma forma ampla, mas também nas áreas que necessitam de mais aprimoramento.

Durante os atendimentos são utilizados circuitos psicomotores e atividades lúdicas que têm como objetivo estimular o desenvolvimento motor da criança com síndrome de down, integrando as áreas motora, cognitiva e social.

Atendimento Educacional Especializado, tendo por objetivo o desenvolvimento da aprendizagem.

No AEE são disponibilizados diversos recursos educacionais, tais como, jogos que possam estimular o raciocínio lógico e espacial, coordenação motora e desenvolvimento comportamental.

O planejamento do atendimento é realizado individualmente, respeitando a especificidade de cada criança, com isso, seu desenvolvimento se torna leve e com respeito.

A fisioterapia tem papel importante no desenvolvimento motor, promovendo o fortalecimento físico e maturação dos movimentos necessários para o alcance dos marcos motores de cada fase.

Durante uma sessão são realizados exercícios e atividades lúdicas que favoreçam posturas e movimentos importantes para esse desenvolvimento, assim como orientação para que a família também desempenhe esse papel em casa.

É um trabalho conjunto, realizado com muito carinho, para que as crianças alcancem autonomia e independência funcional!

A terapia ocupacional pode ajudar as pessoas com T21 a desenvolver, recuperar ou manter habilidades que elas precisam para desempenhar as chamadas atividades da vida diária, levando em conta as particularidades de cada indivíduo, bem como o ambiente em que vivem. Essas habilidades podem incluir, no caso de crianças, comer com colher, beber no copo, usar o banheiro e brincar com brinquedos apropriados para a sua idade, entre outras.

(Fonte: Movimento Down – http://www.movimentodown.org.br)

Habilita/reabilita funções relacionadas à respiração, sucção, mastigação, deglutição, expressão facial e articulação da fala.

A fonoaudiologia encontra-se presente durante todas as fases de desenvolvimento da pessoa com Síndrome de Down, estimulando áreas de cognição, linguagem, alfabetização, sistema estomatognático, que inclui o trabalho com a alimentação, além da voz e fala.

A musicalização é fundamental para o desenvolvimento dos pequenos, como cognitivo, linguístico e social. Além de estimular a criatividade, a capacidade rítmica e a coordenação dos seus movimentos.

Para além de todos os benefícios que a dança traz para o corpo, como a melhora da resistência física, aumento da flexibilidade e definição do tônus muscular, ela também ajuda a adquirir mais consciência sobre o próprio corpo, algo fundamental para uma pessoa com deficiência.

A inclusão através da gastronomia pode atender à pessoas com diferentes tipos de deficiências, pois desenvolve a coordenação motora, intelectual e sensorial, elevando a auto- estima, além é claro, de oportunizar o desenvolvimento de habilidades em cozinha, evidenciando as potencialidades de cada indivíduo.

Nutrição para pessoas com T21 permite a criação e manutenção diária de bons hábitos alimentares. A partir disso, é possível ter um ambiente harmonioso e favorável para que o indivíduo experimente hábitos saudáveis, com extensa variedade de alimentos, fatores que contribuirão para a aceitabilidade do cardápio.