O QUE É…

A síndrome de Down (SD) ou trissomia do cromossomo 21, é uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais, o par 21. Isso quer dizer que as pessoas com síndrome de Down têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.

A primeira descrição clínica dos sinais característicos da pessoa com SD ocorreu em 1866. O termo “síndrome” significa um conjunto de sinais e sintomas observáveis e “Down” designa o sobrenome do médico pediatra inglês John Langdon Down, que realizou a primeira descrição da SD.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da síndrome de Down (T21) é feito pelo estudo cromossômico (cariótipo) e pode ser realizado ainda durante a gestação através de exames clínicos como a amniocentese (pulsão transabdominal do líquido amniótico entre as semanas 14 e 18 de gestação) ou a biópsia do vilo corial (coleta de um fragmento da placenta). Ambos os exames diagnosticam a SD e outras cromossopatias.

Estima-se que, no Brasil, 1 em cada 700 nascimentos ocorre o caso de trissomia 21.

Em Belo Horizonte, de acordo com a pesquisa feita em 2020 pelo Instituto Mano Down, juntamente com o Instituto Vox Populi, a projeção é de que existem 5.800 pessoas com T21 na cidade.

SÍNDROME DE DOWN TÊM GRAUS?

SÍNDROME DE DOWN TÊM GRAUS?

A síndrome de Down não têm graus.  O que se pode notar é que, apesar das semelhanças entre pessoas com T21, existem também diferenças nas características físicas e no desenvolvimento físico e mental que são inerentes a todas as pessoas, além dos estímulos que a pessoa com T21 recebe.

SÍNDROME DE DOWN É UMA DOENÇA?

SÍNDROME DE DOWN É UMA DOENÇA?

A Síndrome de Down não é uma doença e não deve ser tratada como tal. Pessoas com T21 são, na maior parte do tempo, saudáveis. Ocasionalmente, como consequência de baixa resistência imunológica, as crianças com síndrome de Down, principalmente nos primeiros anos de vida, são mais susceptíveis a infecções, principalmente no sistema respiratório e digestivo. Esta propensão vai diminuindo com o crescimento.

SÍNDROME DE DOWN TEM TRATAMENTO/CURA

SÍNDROME DE DOWN TEM TRATAMENTO/CURA

A Síndrome de Down não é uma lesão ou doença crônica que através de intervenção cirúrgica, tratamento ou qualquer outro procedimento pode se modificar.

Trocas, conhecimentos, afetividade, aprendizado, emoção, harmonia e muita gratidão!

Neide Gonçalves

Orgulho e gratidão em fazer parte desse projeto lindo e tão sonhado, o caminho ainda é longo, aprendemos todos os dias, q Deus continue nos capacitando a multiplicar o que temos de melhor!!!

Jannaina Ellen

Minha gratidão a essa instituição que me acolheu com muito carinho..

Rosiane Silva